domingo, 7 de janeiro de 2007

De partida para o distrito


Dentro de poucos dias irei finalmente “assentar arraiais” no distrito de Lautem. Passei quase dois meses em Dili, nos preparativos para a missão de acompanhamento do processo Eleitoral em Timor.

Decorrido este tempo já posso fazer algumas reflexões. A primeira é que cada missão tem um colorido diferente. As lentes com que vejo esta são certamente diferentes. Esperava estar todo o tempo no Distrito, porque, como sempre afirmo, gosto mais do ambiente rural para trabalhar e viver. Estando “forçada” a viver em Dili durante todos estes dias fiquei a sentir de uma forma diferente o seu ambiente e as pessoas que dele fazem parte. Percebi a sua beleza, apesar de continuar a apreciar mais o meio rural.

A partir desta semana permanecerei em Lautem, trabalhando afincada e directamente com a população.

Visto de novo a Lipa e calço os chinelos. Rasgo o sorriso e caminho até às crianças que se encontram a brincar à volta do nosso jipe. Brinco um pouco com elas e apresento-me ao chefe de aldeia, chefes de suco e os homens sábios (Katuas), enquanto observo de soslaio as mulheres da comunidade que timidamente observam as minhas vestes e sorriem entre elas, algumas com pequenas gargalhadas. Depois de cumprir com os cumprimentos protocolares dirijo-me até elas, conversando um pouco, no meu tétum pueril. Demonstram o seu agrado por verem que visto as suas roupas e fazem comentários entre si, num outro dialecto local que desconheço. Fico para almoçar, aceitando o seu generoso convite.

Entrego-me à missão e a todos os que posso alcançar. Dou o melhor de mim, esperando e acreditando que terá os melhores resultados. Não sei por quanto tempo ficarei, não sei exactamente as repercussões desta entrega. Mas neste momento isso não é o mais importante. E o que é o mais importante? Dar generosamente… parece que não sou a única a acreditar que quanto mais dermos mais receberemos!!!!!!!!!

1 comentário:

Alex disse...

Ola Sonia.
Nem sempre deixo comentario mas vou por aqui passando para ver como vais... fico feliz por ler toda a paz interior que as tuas palavras deixam transparecer e por ver que, por mais longe que estejas, carregas em ti o teu lar. Nada mais importante na vida do que nos entregarmos de alma a algo que valorizamos e é isso que acredito estares a fazer pelo que te desejo o maior dos sucessos nas tarefas que tens pela frente. Pessoas com garra há poucas e é com prazer que digo que conheço uma! beijinhos grades. que a tua paz nunca te deixe